Implante Dentário
Descoberto ao acaso por um ortopedista sueco Per-Ingvar Brånemark na década de 60, foi apresentado ao mundo na década de 80, revolucionando a odontologia mundial, permitindo que um dente perdido possa voltar para a boca restabelecendo a função mastigatória, estética e bem estar social e psicológico do paciente.
O Que é o Implante Dentário
É um dispositivo composto por uma liga de titânio, com formato de parafuso e com alta biocompatibilidade, promovendo uma integração com o osso dos maxilares, permitindo que seja colocado um dente sobre, servindo como uma raiz artificial, restabelecendo o dente ou toda dentição perdida.
Quais Tipos de Tratamentos são Possíveis com os Implantes Dentários
O implante dentário pode substituir um dente unitário ou toda uma dentição, restabelecendo as funções mastigatória e estética, sendo a forma mais moderna para reaver o dente perdido.
O Enxerto Ósseo
Em alguns casos é necessário a realização de enxerto ósseo. Pois, devido a perda de um ou mais dentes, os ossos dos maxilares perdem volume. Cada caso deve ser avaliado individualmente. É importante ressaltar que nos últimos anos, os materiais de enxertia evoluíram muito, não sendo necessário a utilização do osso do próprio paciente em alguns casos.
Protocolo de Bränemark
É um tratamento indicado para pacientes que perderam todos os dentes ou que ainda tenham alguns dentes comprometidos, e que usam uma dentadura móvel. Esse tratamento promove a fixação de uma prótese completa sobre os implantes dentários, com isso melhorando a estabilização da prótese e aumentando a eficiência mastigatória, desocupando o céu da boca, melhorando a percepção gustativa dos alimentos, além da melhora estética e da auto-estima do paciente. Esse tratamento já pode fixar a prótese logo após a cirurgia, promovendo uma melhora imediata do caso.
Carga Imediata sobre Implantes Dentários
Com o avanço das técnicas cirúrgicas e de engenharia de materiais, o paciente pode sair da consulta com os dentes implantados no mesmo dia, promovendo um conforto e estética imediata. É importante esclarecer que cada caso é um caso. Assim, em alguns casos, podem ser necessárias mais consultas para que todo o tratamento de implante seja concluído de forma segura e saudável.
Anestesia Geral e Sedação
As cirurgias odontológicas, como a extração dentária, extração de sisos ou a instalação de implantes são realizadas com anestesia local. Porém. possuímos infra-estrutura para a realização da cirurgia utilizando sedação e analgesia no consultório, que podem ser feitas através de um remédio administrado por via oral ou ainda realizadas por um anestesista no consultório, o que promove um conforto ao paciente similar a uma anestesia geral.
Implantodontia Digital
A tecnologia digital está presente também na Implantodontia, permitindo um planejamento mais preciso e apurado, através de tomografias computadorizadas 3D e escaneamento intra-oral.
Há Algum Limite de Idade para a Inserção de Implantes?
Não há limites relatados por estudos odontológicos em relação a idade avançada para as cirurgias de implantes. Em nossa clínica, já tivemos a oportunidade de realizar esses procedimentos em pacientes de 86 a 90 anos, com absoluto sucesso.
Agende Sua Consulta
Se você se identificou com nossos tratamentos de implantes dentários e acredita que podemos ajudar, preencha o formulário abaixo e agende sua consulta para uma avaliação.